Quinta da Regaleira o belo e o mistério

Quem visita a Quinta da Regaleira mergulha e viaja num espaço misterioso natural com belos jardins, grutas, lagos e com um forte simbolismo nas construções e elementos decorativos relacionados com a Alquimia, os Templários, a Maçonaria e com relevo também à História de Portugal.

A Quinta da Regaleira é considerada Património Mundial e está ligada ao magnata Português António Monteiro conhecido por Monteiro dos Milhões. António Monteiro distingui-se pelo seu espírito científico, dententor de uma vasta cultura e que, juntamente, com o arquiteto Italiano Luigi Manini conceberam genialmente no ano de 1910, o magnifíco projecto da Quinta da Regaleira.

Partimos de Lisboa até a Quinta da Regaleira que está situada na Serra de Sintra a cerca de vinte e cinco quilómetros de Lisboa.

Mapa da localização da Quinta da Regaleira

Caminhos da Serra de Sintra Uma fonte a caminho da Quinta da Regaleira

Fachada exterior da Quinta da Regaleira

O jardim é uma representação idílica dos cosmos. O visitante entra numa viagem iniciática superando os obstáculos e labirintos da vida passando pela sua transformação através da ajuda do Fio de Ariadne relacionado com a Mitologia Grega.

Assim o visitante sente no jardim o mistério de um mundo subterrâneo e labirintíco e também o da transição para uma consciência espiritual humanizada representada pelas grandes epopeias, como por exemplo da Mitologia Grega e seus deuses e em particular à missão templária da Ordem de Cristo e a referência ao poeta Luís de Camões uma das figuras marcantes na navegação da história de Portugal.

O mapa esquemático abaixo servirá de guia na localização das fotos da nossa visita a Quinta da Regaleira.

Mapa esquemático Quinta da Regaleira fonte http://www.regaleira.pt/pt/mapa

A entrada da Quinta da Regaleira é feita através das antigas Cocheiras (A) de cavalos onde se encontra a bilheteira.

Entrada Quinta da Regaleira. Ao fundo o edifício da bilheteira em arquitetura Gótica Antigas Cocheiras de cavalos. Actualmente servem de exposição de quadros
Torre da Regaleira (B) No tunel no sentido da Fonte da Abundância
Fonte da Abundância (C) A vegetação densa a caminho da Capela
A torre da Capela (D) ao fundo Vista lateral da Capela em estilo neo-Manuelino
Vista frontal da Capela com a cruz dos Templários no topo Uma gruta próxima da Capela com elementos trabalhados em pedra

Pormenor de um banco entre a Capela e Palácio em particular com as duas esferas armilares nos cantos

Fachada do Palácio (E) em estilo neo-Gótico e neo-Manuelino Vegetação luxuriante vista do Palácio
Vista lateral do Palácio O gazebo visto do Palácio
Alguns elementos decorativos da varanda do Palácio No Patamar dos Deuses (F) com as estátuas da Mitologia Grega. Ao fundo o Palácio
Ainda no Patamar dos Deuses uma deusa da Mitologia Grega? A boa disposição no Patamar dos Deuses

Casa Egípcia do Íbis (G)

No lago da Gruta do Labirinto (H)

Entrada na Gruta do Labirinto Interior do Gruta do Labarinto
No Lago da Cascata (I) A caminho do Portal dos Guardiões
Antes de chegada ao Portal dos Guardiões a passagem pela Oficina das Artes (J) que fornecia os serviços à propriedade Portal dos Guardiões (L)
O Ziguarte ao fundo (M) A caminho do Poço Iniciático

O Poço Iniciático (N) é uma das grandes atrações da Quinta da Regaleira, com vinte e sete metros de profundidade e com uma monumental escadaria em espiral. É um espaço assente na Alquimia e Hermetismo onde se intensifica a relação entre a Terra e o Céu no sentido de um mundo novo, para além da matéria, isto é, de uma nova consciência espiritual.

Entrada para o Poço Iniciático Poço Iniciático com uma rosa dos ventos no fundo

Abertura do Poço Iniciático com vista para o Céu

Ao sairmos do Poço Iniciático entramos nas galerias das grutas.

Uma das grutas à saída do Poço Iniciático Saída da gruta do Poço Iniciático

Uma selfie de satisfação a finalizar a visita a Quinta da Regaleira

Depois deste fantástico passeio fomos almoçar ao restaurante Curral dos Caprinos que serve comida tradicional Portuguesa. Fica aproximadamente a cinco quilómetros da Quinta da Regaleira. Os pratos escolhidos foram: Choco grelhado e Lombinhos de porco grelhado ao alho. Estava muito apetitoso!

Choco grelhado Lombinhos de porco grelhado ao alho

O passeio à Quinta da Regaleira dentro de um ambiente cósmico do seu jardim, desde a viagem iniciática na procura de uma consciência espiritual humanizada leva-nos a sentir o mistério e o belo deste fantástico espaço idílico.

Esperemos que os nossos leitores e amantes de viagens possam também um dia visitar e sentir este maravilhoso espaço poético e filósofico.

Referências Quinta da Regaleira

Agradecimentos ao Manuel Manero pelo seu incentivo

Por favor deixe o seu feedback

Rui Vasconcelos

Siga-nos

Plugin: Facebook plugins comments

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies